lundi 20 septembre 2010

Perfil do dia: Hatem Ben Arfa

O sonhado começo de Ben Arfa

            Ben Arfa conseguiu o que queria: a sua transferência para o Newcastle. A sonhada chegada ao futebol inglês não o havia rendido mais que 17 minutos jogados contra o Blackpool, ao menos até agora, pois neste sábado Ben Arfa fez uma apresentação brilhante por sua equipe, pontuada ao final de 90 minutos com um belíssimo gol, na primeira fez que jogou como titular. A exibição foi suficiente para que Alan Shearer, um dos maiores ídolos do N’Castle descrevesse que “Se ele continuar a jogar desta maneira, sem dúvida se tornará rapidamente um ídolo no Saint James Park”. Por final, o N’Castle chegou ao seu segundo sucesso na temporada face ao irreconhecível Everton, em Liverpool, por 1x0, este que no entanto, segue em busca do primeiro.

Um pouco de história

            O promissor começo de Ben Arfa não é novidade, pois em qualquer equipe onde tenha passado Hatem teve um começo estrelar, mas um final complicado.
Ben Arfa no Olympique Lyonnais
            Em Clarefontaine, pelas equipes de base da França, onde recebeu sua formação, Ben Arfa logo despontou como um jogador top-de-classe, por lá ele dividiu o gramado com outros prodígios, como Diaby, com quem teve uma famosa briga, aos 15 Anos o jogador se comprometeu com o centro de treinamentos do Olympique Lyonnais.
            No Lyon, a carreira de BA começou em 2004 em um encontro contra o OGC Nice. Após a saída do treinador Paul le Guen, Arfa teve uma progressão muito difícil sob o comando de Gérrard Houllier, principalmente dado sua difícil relação com o presidente Lyonnais, Jean-Michel Aulas. Foi finalmente sob o comando de Alain Perrin que BA atingiu um nível mais elevado, em outubro da temporada 2007-2008 ele começou a marcar seus primeiros duplos na L1, já em novembro conseguiu marcar pela primeira vez na UCL.



            Em julho de 2008 BA deixou o OL de uma forma extremamente difícil, sua transferência para o OM foi fechada finalmente numa reunião na LFP, entre os presidentes do Lyon, do Marseille e o próprio jogador que afirmava que não retornaria a jogar pelo OL.
            No Olympique de Marseille, Ben Arfa atingiu outro nível, logo na sua primeira partida marcou e garantiu o empate do Marseille com o Rennes (4x4). Os problemas em Marseille não tardaram a aparecer, numa época em que o time contava com o astro francês Djibril Cissé, BA acabou reserva em diversas partidas, o que provocou em fevereiro de 2009 uma briga com Ziani, com quem ele dividia posição.
             Na temporada seguinte, 2009-2010, com a chegada de Didier Deschamps, BA manteve sua titularidade, reconquistada no fim da última temporada, mas suas prestações decepcionantes o fizeram perder a posição para Koné e Valbuena, tanto que no mercado de inverno (europeu) de 2010 o OM estava disposto a deixar BA sair da equipa, mas com o recomeço da temporada ele recuperou seu posto a equipe titular, levando o OM, com mérito, ao título da Copa da liga e da L1.

O jogador sob as cores do Olympique de Marseille

         No verão (europeu) de 2010 BA recebeu de seu treinador a confissão de que seu clube iria o negociar, porém com a saída inesperada do atacante Niang para a Turquia, Didier voltou atrás e tentou mantê-lo no club Phoceen. Tarde demais, pois Ben Arfa já estava decidido a deixar o clube, tanto que após o jogo França-Noruega, em Oslo, BA nem retornou a solo marseillais. Ao se aproximar o fim do mercado de verão a sua transferência por empréstimo, com opção de compra, junto ao Newcastle United foi confirmada.

Conclusão

Por onde quer que Hatem Ben Arfa tenha passado ele já mostrou duas coisas: é um jogador dotado de um futebol enorme e que têm sérios problemas de comportamento. Ele será para Blanc uma das peças mais importantes da reconstrução da França, como já demonstrou contra a Noruega, mas para isso será necessário superar sua fama de irresponsável-brigão, já que desta forma a França não ganharia nada de diferente que o grupo de Domenech mostrou na África do Sul.

            Boa sorte Ben Arfa!!



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire