mardi 7 septembre 2010

A França enfim respira!


A derrota francesa contra Belarus, ou Bielorrússia como preferirem os fãs do astro Hleb, parecia ser o fim do poço para a equipe dos Bleus. Após um fiasco na África a última vitória era um distante 2x1 face a vergonhosa Costa Rica, em amistoso de preparação para a Copa disputado em maio em Nantes, o dossiê francês inclui ainda derrotas para a China, México, África do Sul e Noruega (que surpreendeu Portugal hoje).

Pois bem, muito se falava de um começo de uma nova era na França com a chegada de Laurent Blanc, mas os resultados não pareciam indicar isto, em dois jogos já eram duas derrotas frente a dois adversários pequenos comparados a tradição gaulesa. Mas o resultado desta terça feira em Sarajevo põe a prova para que Blanc veio.

Não escolhido para a Copa 2010 Karim Benzema fez um jogo espetacular e mostra que será a grande referência no ataque francês, jogando sozinho no ataque ele está a espera que outro jogador se firme na posição já que nem Rémy (como já dito aqui e em jornais reconhecidos como France Football) grande aposta de substituto a Henry pela natureza semelhante de jogo, nem Gameiro que assim como Rémy fez uma partida para ser esquecida contra Belarus, nem Briand, Ménez ou Gignac conseguiram  se mostrar a altura da posição. Outro jogador destaque da partida foi Malouda que marcou o segundo da França, depois de marcar deu lugar ao meia defensivo Matuidi do Saint-Etienne vestir a camisa francesa pela primeira vez. Assim como Benzema e Malouda, Diaby foi essencial para a França, o volume de jogo monstruoso do bom jogador do Arsenal é uma prova que ele é um nome a ser mantido no time.

Porém não é só de bons destaques que vive a França, a defesa se mostrou outra vez suscetível aos ataques. O lateral esquerdo Gaël Clichy é frágil para a posição, Sagna, que na minha opinião fez uma boa Copa, não fez um bom jogo. No miolo de zaga não há problemas, Mèxes é um monstro de zagueiro e caso Rami não corresponder há boas opções para Blanc como Squillaci e Sakho.



Para vencer a Bósnia Blanc não mudou apenas o esquema tático, mas conseguiu recuperar com seus jogadores o gosto pela vitória, a verdade é que a França apenas respirou, ainda não saiu totalmente da crise, mas tudo indica que o Blanc parece ter encontrado a fórmula para comandar a França, daqui para frente esperamos que essa equipe saia da vergonhosa posição 21 no rankong da FIFA rumo ao topo, de novo.

Allez les Bleus!!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire