jeudi 23 décembre 2010

Uma metade já foi!!!

Se você está pensando que o primeiro turno do campeonato francês passou muito, muito rápido, saiba que você não é o único. A dois dias do natal temos o fim do primeiro turno, com algumas pendências causadas primeiro pela chuva e agora pela nevasca. Dado o movimentado mercado de transferências do verão europeu podíamos até esperar outro resultado (Marseille, Lyon,...) que não este. Mas até na França tudo se decide dentro de campo, então Lille campeão!! (do primeiro turno, no momento).

O LOSC, Lille Olympique Sporting Club Métropole, ou Lille, clube de 1944, bicampeão francês (a última vez num longínquo 1954)  e pentacampeão da Copa da França (a última em 1955, após três títulos seguidos entre 1945 e 1948, o que faz do time o quarto maior vencedor da competição) que atua no estádio Lille Métropole, não garantia o título de campeão do primeiro turno, ou mi-championnat, desde a temporada 1949-1950, ainda na Europa do Plano Marshall, conseguiu, apesar do empate contra o Saint-Etienne, finalizar a temporada 2010-2011 no topo da tabela e isto com uma considerável folga, um ponto a mais que rivais fortes como PSG (que amargou uma derrota ao destemido Nancy, 2x0, após um empate sob neve em Paris contra o AS Monaco), Rennes e Lyon (que continua bem cotado na parada) e isto com um jogo a menos, a ser disputado contra o bravo Nancy (13e, mas com possibilidade de roubar o oitavo posto do Bordeaux em caso de vitória).

Lille Métropole, casa do LOSC até 2012, quando a nova arena, sede da Euro 2016, será concluída.

Apesar da considerável vantagem Lillois, o campeonato francês segue aberto, qualquer equipe grande tem ainda a chance de assumir a liderança, cada uma com suas armas: PSG com Giuly e Nêne, Lyon com Gourcuff e López, o OM com Lucho e Rémy e ainda o Stade Rennais com sua interessante dupla Leroy-Dalmat. Contudo, apesar da forte concorrência o Lille conquistou o topo da Ligue 1 e quais foram as armas para isso? 


Moussa Sow, atacante Lillois vindo do Rennes nesta temporada é a referência de gols do LOSC. Com 14 gols é o atual artilheiro da Ligue 1, um a mais que Nêne, o destaque parisiense.

Gervinho. Destaque marfinense na Copa do Mundo 2010, Gervinho trocou o Le Mans pelo rival Lille em 2009. A manobra custou 8 milhões de euros e já rendeu 7 gols neste ano, mais da metade de todos marcado no ano passado.

Eden Hazard. O belga de apenas 19 anos é o maestro do meio campo Lillois, o talento é tão grande que grandes clubes como Manchester United, Real Madrid e Arsenal já estão atrás do jogador. O LOSC conseguiu assinar contrato com o jogador até 2014. Será certamente um grande jogador no futuro.

Landreau. Nem de ataque vive o Lille, para manter o bom desempenho é também necessário um excepcional goleiro, que aos 31 anos faz sua segunda temporada no LOSC.


Para os aficcionados por futebol francês as férias serão longas, a Ligue 1 retoma suas atividades apenas dia 15 de janeiro!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire